Biblioteca Digital Mundial, a maior ferramenta de cultura do planeta

A Unesco oferece a Biblioteca Digital Mundial, um site web no qual é possível consultar uma infinidade de documentos culturais únicos de bibliotecas e arquivos do mundo inteiro

Brasil 247

Uma espécie de lâmpada de Aladim do universo da cultura e da informação já está funcionando a pleno vapor: é o site web da Biblioteca Digital Mundial, da Unesco. Essa mega enciclopédia do conhecimento humano funciona em sete línguas - árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo – e também possui conteúdos em várias outras línguas. As características dos seus mecanismos de busca foram pensadas para facilitar ao máximo as pesquisas interculturais através das diferentes épocas. Todos os milhares de temas oferecidos são acompanhados de descrições e alguns são apresentados em vídeos por bibliotecários e professores especializados, a fim de que os usuários possam situar o seu contexto. Tais ferramentas e técnicas pretendem despertar a curiosidade dos estudantes e do público em geral, com o objetivo de estimular o conhecimento do patrimônio cultural de todos os povos e países.

Concebido e preparado por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, o site da Biblioteca Digital Mundial contou com a participação e a colaboração ativas da Biblioteca Alexandrina do Egito e da Fundação Biblioteca Nacional brasileira, além de outras bibliotecas nacionais e instituições culturais de dezenas de outros países.”

Nenhum comentário: