“País tem muita floresta para pouco uso”, diz diretor do Serviço Florestal


Amália Safatle, Blog da Amália Safatle / Terra Magazine

"É muita floresta para pouco uso”. Embora 60% do território brasileiro seja coberto por florestas e haja uma demanda crescente por madeira nativa, apenas 7% são exploradas de forma sustentável. O alerta vem do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Antônio Carlos Hummel, que participou da quinta edição da Feira Brasil Certificado, em São Paulo.

As terras de ninguém – matas públicas que não foram designadas para nenhum uso – somam nada menos que 70 milhões de hectares, informa o Cadastro Nacional de Florestas Públicas. Com isso, são alvo fácil da exploração ilegal, do desmatamento, das queimadas e da grilagem.

Colocar o guizo no gato, ampliando o número de concessões para exploração sustentável das florestas, e auferir valor aos produtos e aos serviços ambientais que elas oferecem são algumas das soluções apontadas.

Por exemplo, caso 36 milhões de hectares estivessem sob manejo florestal na Amazônia, o País conseguiria atender a uma demanda estimada de 21 milhões de metros cúbicos de madeira por ano de forma sustentada, manejada e certificada – segundo relatório do Serviço Florestal.”
Artigo Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: