Oceano pode estar aquecendo há mais de 100 anos


Análise comparativa de novo estudo da Universidade da Califórnia revela que nos últimos 135 anos temperatura do mar aumentou 0,33°C em média e 0,59°C na superfície, oferecendo novas informações sobre a elevação do nível do mar

Jéssica Lipinski, Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais

Uma pesquisa do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia (UC) em San Diego traz novos dados que poderão ajudar a esclarecer o aumento do nível do mar que ocorre desde o século XIX e alguns aspectos das mudanças climáticas. Nesta semana, a instituição apresentou um estudo que revela que o aquecimento das temperaturas oceânicas é mais antigo do que se acreditava.

De acordo com a pesquisa, publicada no periódico Nature Climate Change, a elevação das temperaturas marinhas vem ocorrendo há cerca de 135 anos, e em uma taxa duas vezes maior do que a estimada anteriormente.

Para chegar a essas conclusões, a equipe do Instituto Scripps fez uma análise comparativa entre informações coletadas atualmente pelo Programa Argo, que conta com sondas flutuantes em 3.500 pontos nos oceanos, e dados recolhidos pela expedição do navio HMS Challenger, ocorrida entre 1872 e 1876.

O exame revelou que durante esse período de mais de um século, a temperatura oceânica sofreu um aumento médio de 0,33°C, atingindo uma elevação de 0,59°C na superfície marinha (até 700 metros). Já em faixas mais profundas (abaixo de 900 metros), a temperatura subiu 0,12°C.

Mesmo com as imprecisões e os erros cometidos nas medições feitas no século XIX, como falhas nas leituras e problemas nos instrumentos, a análise possibilitou que os cientistas de hoje concluíssem que o aquecimento dos oceanos vem ocorrendo há mais tempo do que os cerca de 50 anos imaginados anteriormente, e que além disso as taxas desse aquecimento são o dobro do que o esperado.”
Matéria Completa, ::Aqui::

2 comentários:

Anônimo disse...

aquecimento global, oceanico ETC é FAKEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Anônimo disse...

Linkicha - Ótimos Links! Um novo agregador de links na internet. Venha particiar: http://linkicha.com.br/