Estudo afirma que turbinas eólicas possuem pequeno impacto nas populações de aves


Fabiano Ávila, Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais

“Um dos principais argumentos ambientais utilizados para questionar a instalação de projetos eólicos é a influência negativa que as turbinas teriam sobre as aves. Agora, um novo estudo publicado na edição de abril do periódico Journal of Applied Ecology, avaliou as populações de aves antes, durante e depois da construção dos projetos eólicos e chegou à conclusão de que os animais não são muito afetados.

Os pesquisadores do British Trust for Ornithology e da Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), entidade ambiental fundada em 1889, analisaram 10 espécies de aves em 18 fazendas eólicas no Reino Unido. Eles compararam a densidade e as tendências populacionais durante anos, inclusive antes das fazendas sequer saírem do papel.

“Encontramos poucas evidências de diferenças nas populações entre os locais com projetos eólicos e os pontos intocados de referência. Isto implica que qualquer taxa de mortalidade devido às colisões com as turbinas ou outras mudanças causadas pelas fazendas eólicas não possuem um efeito significativo nas aves”, afirma o estudo.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: