Especial: Dia do Índio


Ciclo Vivo

“Desde 1943 o dia 19 de abril é conhecido como o Dia do Índio. A data instituída no Brasil pelo então presidente Getúlio Vargas, também é comemorada em outros países da América Latina em comemoração à primeira participação dos representantes indígenas nas importantes decisões e reuniões.

A data, no entanto, deve ser mais do que uma simples comemoração ou um dia reservado para o povo indígena, que habitava as terras brasileiras antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil ou de sermos considerados um país. O dia 19 de abril deve ser usado para reflexão, tanto no que diz respeito aos direitos que os índios merecem, mas também para que o exemplo de cuidado ambiental dado por eles seja lembrado por todos nós.

Ao longo dos 512 anos, desde o primeiro contato desse povo com o “homem branco”, muitas coisas mudaram no modo de vida do povo indígena. A começar pelas doenças trazidas pelos colonizadores e que dizimaram inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil. Depois veio a quase escravidão a que os índios foram submetidos e outro problema que vem se arrastando até os dias de hoje é a falta de cuidado com a natureza, que é tida como santidade por esse povo que ama a Terra e faz de tudo para mantê-la preservada.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: