Nação de Kiribati se prepara para emigração em massa

No que pode ser o primeiro grande deslocamento humano causado pelas mudanças climáticas, as 113 mil pessoas que constituem a população de Kiribati devem fugir do aumento do nível do mar que ameaça seu país indo para Fiji

Fabiano Ávila, Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais

O governo de Kiribati, uma nação insular no Pacífico formada por 35 ilhas e com uma área total de 811km², cobrou em todas as Conferência do Clima das Nações Unidas que atitudes fossem tomadas para mitigar as mudanças climáticas, pediu para que os países mais ricos parassem de emitir gases do efeito estufa e alertou para a necessidade de ajudar os mais vulneráveis a se adaptarem. Parece que todos esses apelos foram em vão.

Nesta semana, o presidente do país, Anote Tong, anunciou que está negociando a compra de 20 km² de terras em Fiji, para poder realocar a população de 113 mil kiribatianos.

“Esta é a nossa última opção, não existe plano B. Nosso povo terá que se mudar, pois as marés estão alcançando nossas casas e vilas”, afirmou Tong.

O governo chegou a traçar outras opções, como criar paredões, que custariam cerca de US$ 1 bilhão, para conter o aumento do nível do mar ou construir ilhas, parecidas com plataformas de petróleo flutuantes, para abrigar os habitantes, ao custo de US$ 2 bilhões.

Como nenhuma dessas iniciativas ganhou força, parece que a saída para a sobrevivência do país está mesmo na realocação de sua população.”
Matéria Completa, ::Aqui::

-------------------------------------



4 comentários:

mobni parydrec disse...

o Brasil podia vender o Acre para esse povo

Anônimo disse...

Vende teu pai pra eles

Anônimo disse...

fiquei sabendo que tem alguem aki querendo comprar um pai...
o meu esta a venda, troco pelo acre...

Anônimo disse...

Esta mudanças pouco tem a ver com o fato da emissão de gazes poluentes e coisas relacionadas, afinal um único vulcão expeli mais gazes tóxicos na atmosfera em 1 mês do que o ser humano produziu até os dias atuais. E a maioria do aquecimento é um fato cíclico natural da terra que acontece desde o início dos tempos. Na era medieval tivemos um período de aquecimento da terra que deixou até áreas ao norte da Inglaterra com clima subtropical. É trágico, mas é a realidade.