Estresse por antecipação acelera envelhecimento celular


Parte do processo de planejamento, a antecipação consiste em tentar prever o que pode dar errado e, assim, evitar que isso aconteça – algo que fazemos sem pensar, muitas vezes. Mas um estudo mostra agora que a antecipação pode ter um efeito negativo ao elevar os níveis de estresse que, por sua vez, aumentam o envelhecimento celular. Com isso, o risco para doenças relacionadas à idade como câncer, doenças cardíacas e derrame aumenta.

Marina Teles, O que eu tenho?

O estudo envolveu 50 mulheres, metade cuidava de algum parente diagnosticado com demência. No laboratório da Universidade da Califórnia, nos EUA, os pesquisadores submeteram estas mulheres a pequenos testes onde o foco era elevar seus níveis de estresse. Eles constataram que as que eram cuidadoras eram mais ameaçadas pela antecipação destas tarefas, ou seja, elas ficavam mais abaladas e se estressavam mais antes de realizar a tarefa quando comparadas àquelas que não tinham parentes com demência.

Os autores chegaram a esta conclusão medindo os telômeros, que são como “capas” de proteção no final dos cromossomos humanos e que encurtam conforme envelhecemos. Nestas mulheres, apesar da idade, elas se mostraram biologicamente mais velhas apresentando telômeros mais curtos, o que eleva os riscos para doenças relacionadas à idade.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário: