Energias Renováveis: demanda por terras-raras pode ultrapassar oferta


Carbono Brasil

“As terras-raras são um grupo de elementos químicos muito utilizados na produção de tecnologias renováveis, como turbinas eólicas e carros elétricos. Mas com a expansão dessas tecnologias e as metas de substituição das fontes fósseis pelas renováveis, surge uma dúvida: haverá terras-raras o suficiente para suprir essa crescente demanda?

Infelizmente, segundo um novo estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) publicado pelo periódico Environmental Science and Technology, a resposta não é nada animadora.

De acordo com a pesquisa, se as atuais tecnologias renováveis forem realmente implementadas para cumprir as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEEs), a oferta de alguns elementos das terras-raras, como neodímio e o disprósio, teria que aumentar entre 700% e 2600% nos próximos 25 anos. Isso significaria um crescimento anual de 8% a 14% ao ano; atualmente esse índice é de 6%.

Um dos problemas desse aumento é que atualmente a China é a fornecedora de mais de 90% das terras-raras comercializadas no mundo, o que faz com que a oferta e os preços desses elementos dependam basicamente das exportações do país.

“O resto do mundo basicamente desistiu das terras-raras há dez anos”, comentou à Reuters Ian Chalmers, diretor de gestão da mineradora Alkane Resources. E isso pode dificultar os esforços para desenvolver as tecnologias renováveis, já que nos últimos anos os chineses têm reduzido suas cotas de terras-raras para exportação.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: