Células solares atravessam novo limiar


Julie Freydlin, Mongabay / Carbono Brasil

“Imagine alimentar a bateria do seu telefone celular deixando-o no peitoril da janela. Parece ficção científica? Na verdade, isso pode se tornar realidade logo. Cientistas têm explorado o potencial da energia solar há décadas. Uma das formas mais baratas de transformar a energia solar em eletricidade é criando células solares de polímeros orgânicos, que são facilmente manipuláveis pelos cientistas.

No entanto, tais células não são eficientes em converter luz do sol em eletricidade. Mas agora, pesquisadores do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da UCLA apresentaram um novo tipo de célula solar que estabelece um recorde na transformação de luz do sol em energia.

Muitas células solares orgânicas têm uma camada única – elas contêm uma camada de película fina de polímero orgânico entre duas camadas de transporte. Quando os prótons batem na célula, eles energizam elétrons, transformando-os em éxcitons. A energia dos éxcitons pode ser convertida em eletricidade.

A razão pela qual tais células não são eficientes na conversão de luz solar para eletricidade é porque o polímero absorve apenas uma parte desse espectro solar – uma certa frequência – não todo o espectro. Isso significa que muito da energia solar, que poderia ser potencialmente transformada em eletricidade, é perdida.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Um comentário:

Arth Informática disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas