Sensação de controle pode afetar negativamente o raciocínio


Marina Teles, O que eu tenho / Envolverde

“Existem momentos em que nos sentimos com mais ou menos controle sobre o que acontece ao nosso redor, e isto é normal. Mas uma pesquisa da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostra que essa sensação varia com mais frequência e mais rapidamente do que se pensava – e isto pode afetar as habilidades cognitivas.

Em um estudo realizado com idosos, Shevaun Neupert e seu coautor Jason Allaire, testaram o senso de controle de voluntários a cada 12 horas, durante 60 dias. Os participantes responderam questões sobre quando se sentiam no controle das suas vidas e quando foram capazes de atingir metas que estabeleceram para si. A função cognitiva, o raciocínio e a memória também foram medidos. Os participantes tinham idades que variavam entre 61 e 87 anos.

O estudo, publicado no periódico Psychology and Aging, descobriu que a sensação de controle poderia variar significativamente no decurso de um único dia. “Isto é particularmente interessante, dado que a pesquisa anterior foi amplamente focada na presunção de que o senso de controle permanece relativamente estável”, aponta Neupert.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: