Pesquisa norte-americana divulga ranking de países mais sustentáveis

Ciclo Vivo

“Pesquisadores das Universidades de Yale e Colúmbia realizaram um estudo que classifica 132 países, com base em 22 indicadores políticos, como poluição da água, qualidade do ar, mudanças climáticas, biodiversidade e manejo florestal. Na liderança em sustentabilidade está a Suíça, enquanto o Iraque ocupa a última posição. Segundo a análise, o Brasil foi classificado em 30º lugar.

O grande diferencial e destaque do território suíço é a preocupação com a preservação do ecossistema e da saúde ambiental, principalmente no que diz respeito à biodiversidade, proteção dos habitats e controle da poluição do ar. Já no cenário oposto, no fim da tabela, estão: África do Sul, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Iraque, todos com altos índices de degradação ambiental.

Angel Hsu, diretora de projetos, que auxiliou a pesquisa, explica que o objetivo do trabalho é demonstrar que as escolhas políticas importam quando se trata de progresso ambiental. Exemplo disso foi a evolução demonstrada na Letônia, que está em segundo lugar no ranking, graças à troca da matriz energética. O pequeno país do leste europeu eliminou o uso do carvão para a obtenção de energia e investiu ativamente no reflorestamento.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: