Madeira é principal fonte de energia renovável na Europa, revela ONU

Cerca de 55% da fonte de energia são oriundos de coprodutos e resíduos produzidos pelas indústrias de base florestal / Foto: André M.Silvestre


 “O aumento do uso de energia proveniente da madeira confirmou esse recurso como a principal fonte energética renovável da Europa. Tal alternativa corresponde a 3% do total de suprimento energético primário europeu. E se for levado em conta somente as fontes renováveis, a taxa sobe para 47%. Apesar do crescimento no consumo de madeira para energia, as florestas da região aumentam em área e volume.

Essas são conclusões da Pesquisa sobre Energia de Madeira (JWEE), elaborada pelo Comissão Econômica para a Europa (Unece) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O documento busca esclarecer o papel da energia de madeira na Europa como, por exemplo, a cooperação entre setores ambientais e energéticos, além de apresentar tendências.

O uso total de madeira para geração de energia cresceu 2,7% por ano entre 2005 e 2009. Um dos principais destaques do crescimento foi o Reino Unido, onde em 2009 a taxa chegou a 16,3%. Em 2005, o índice era de 8,2%.
Cerca de 55% da fonte de energia são oriundos de coprodutos e resíduos produzidos pelas indústrias de base florestal, outros 40%, da biomassa lenhosa, enquanto 3% provêm de restos de madeira recuperados.”


A ONU declarou 2012 como Ano Internacional da Energia Renovável para Todos. Assista abaixo ao vídeo da data especial:





Nenhum comentário: