Macacos quase extintos são encontrados em Parque da Colômbia



Ciclo Vivo

“Uma nova população, de um dos mais raros primatas do mundo, o macaco-aranha marrom (Ateles hybridus), foi encontrada no Parque Nacional Selva de Florencia, na Colômbia, conforme anunciado por conservacionistas na última semana.

O macaco-aranha marrom é considerado um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. Ele reside em duas populações distintas de cada lado do rio Magdalena, no centro da Colômbia, parcialmente dentro da paisagem Eje Cafetero. Cada população representa uma subespécie diferente: A. hybridus hybridus vivendo em um lado do rio, A. h. brunneus do outro. Enquanto a primeira era conhecida por ocorrer em áreas nacionais protegidas, esta última ainda era desconhecida até pouco tempo atrás.

Considerado criticamente ameaçado pela União Internacional para Conservação da Natureza, o macaco-aranha marrom tem diminuído na faixa norte da América do Sul, em pelo menos 80% nos últimos 45 anos, principalmente devido à caça e à perda de habitat.

A estimativa é de que existam menos de 30 indivíduos de A. hybridus brunneus por quilômetro quadrado do Parque, de acordo com Nestor Roncancio, do Programa Wildlife Conservation Society (WCS) da América Latina e Caribe, que esteve na expedição onde foram encontrados os macacos. A outra subespécie não foi encontrada no parque durante a pesquisa recente.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: