Brasil quer Copa Verde, mas Itaquerão não tem sequer bicicletário



“As obras no Itaquerão, um dos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014, estão ocorrendo de acordo com o planejado. O que parece não estar dentro dos conformes é a estrutura para ciclistas. Conforme informado pela bike repórter Renata Falzoni, no programa Planeta EXPN da última semana, o projeto do estádio não inclui bicicletários.

Seguindo as normas da Fifa a construção se dará em um grande terreno, de 200 mil metros quadrados, contará com 65 mil lugares nas arquibancadas e disponibilizará 3,5 mil vagas para automóveis. Porém, apesar de estar localizado em um bairro com fácil acesso através do uso de transportes coletivos e ao lado de uma ciclovia, o Itaquerão ainda não tem em seu projeto a estrutura adequada para que os visitantes possam ir aos jogos de bicicleta.

Ao relatar a visita às futuras instalações do estádio, Falzoni ressaltou o trajeto percorrido por ela, sem dificuldades, através da mescla no uso de transportes públicos e bicicleta. A repórter ainda citou experiências obtidas em outras copas do mundo, como a do Japão, em que ela fez a cobertura do evento usando uma bicicleta e todos os estádios sede estavam preparados para que os visitantes pudessem guardar suas bikes, com a mesma eficiência destinada aos estacionamentos.

O contrato de construção da nova arena, localizada na zona leste da capital paulista, é de R$900 milhões, sem contar o capital que será investido em outras obras estruturais feitas para interligar a região a outros bairros da cidade e, principalmente, aos aeroportos. Diante de tanto investimento é preciso analisar qual será o legado deixado para a população após o grande evento esportivo.

Incentivar o uso das bicicletas é um importante legado. Por isso, Renata, que além de ciclista e bike repórter, é ativista, entrou em contato com autoridades para cobrar ações. O ex-secretário de Esportes Walter Feldman prometeu agir em prol da mudança no projeto do estádio. O atual secretário dos Transportes Metropolitanos também questionou a situação e ainda se mostrou disposto a estudar a proposta de estender a ciclovia, que passa ao lado do Itaquerão, até o centro da cidade.

De acordo com o Portal 2014, que divulga a situação dos projetos relacionados à Copa, o status das obras no Itaquerão é Verde, mas apenas o cronograma foi avaliado. Para ser “verde" de verdade, a sustentabilidade precisa estar posicionada como prioridade em todo o projeto.”

Nenhum comentário: