Universidades de todo o mundo reunidas em um aplicativo



iTunes U era apenas um canal no iTunes Store; agora ganhou um App que amplia possibilidades e aproxima usuário das aulas

Lucas Reginato, Brasil 247

Um canal do iTunes Store já recebia o nome de iTunes U, que dá ao usuário acesso ao conteúdo de diversas universidades espalhadas pelo mundo. Agora a Apple deu um passo a mais e lançou o App do canal, que promete intensificar ainda mais o uso do iPad como um instrumento pedagógico.

O novo aplicativo permite que qualquer um possa baixar aulas e mesmo se inscrever em determinado curso para que as atualizações sejam informadas imediatamente. A iniciativa não é só da Apple, mas principalmente das universidades e dos alunos que, com os conteúdos postados, tem um novo canal de comunicação e estudo.

Infelizmente, ainda não há nenhuma instituição de ensino brasileira que aderiu ao projeto – o que parece ser apenas questão de tempo. Aqueles que não entenderem inglês vão perder grande parte das aulas acessíveis, mas duas universidades de Portugal, a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria, são responsáveis por conteúdos lusófonos.

Nenhum curso é pago, assim como o App, que pode ser baixado na App Store gratuitamente. A Apple anunciou o iTunes U na mesma semana em que o iBook Author, ferramenta de edição de e-books, foi divulgado. Ao que parece, a empresa quer mesmo estar envolvida no processo educacional de seus usuários.”

Nenhum comentário: