ONU afirma que a cobertura florestal mundial é inferior ao estimado



Joana Beja, Mongabay / Carbono Brasil

“De acordo com uma nova avaliação baseada em dados de satélite, que substitui o sistema de relatórios anteriormente usado pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), o coberto florestal mundial, bem como a perda de floresta, é menor do que o previamente estimado.

A pesquisa revelou que o coberto florestal total em 2005 era de cerca de 3.69 milhares de milhão de hectares, aproximadamente 30 por cento da área terrestre global. A avaliação dos Recursos Florestais Globais de 2010 (FRA 2010)- que foi baseada no método antigo- avançava o valor de 4.06 milhares de milhão de hectares.

A FAO afirma que cerca de metade (44 por cento) do coberto florestal remanescente está localizado nos trópicos, enquanto que outro terço está nas regiões boreais. As florestas temperadas constribuem com 13 por cento do total global, enquanto que as florestas sub-tropicais representam apenas 9 por cento.

A pesquisa por detecção remota também avaliou a mudança no coberto vegetal, tendo detectado uma redução líquida na área florestal global de cerca de 72.9 milhões de hectares, entre 1990 e 2005, cerca de um terço menos do que a estimativa anterior de 107.4 milhões de hectares. A maior parte das discrepâncias provêm da análise mais pormenorizada das florestas africanas, onde os dados reportados eram antigos.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: