Degelo ameaça reprodução de focas-harpa



Estudo realizado por pesquisadores americanos revela que aquecimento de oceanos afina faixas de gelo


Um estudo realizado pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, divulgou nesta sexta-feira, 6, as consequências do alto grau de degelo no Hemisfério Norte. Devido ao afinamento do gelo sobre o mar, fenômeno provocado pela elevação da temperatura da Terra, a reprodução de focas-harpa está ameaçada na região do Atlântico Norte. A pesquisa foi publicada pela revista “PLoS One”.

Os resultados afirmam que desde 1976 houve uma redução de 6% do gelo sazonal sobre o mar em quatro regiões identificadas como zona de reprodução da espécie de focas. Outro agravante é o desaparecimento de placas de gelo sólidas. As águas gélidas elevaram a mortalidade dos filhotes nos últimos anos.

As focas dependem da estrutura do gelo para se reproduzirem durante o inverno. Com as águas congeladas, a espécie considera o local seguro para dar à luz e amamentar os filhotes. As fêmeas procuram camadas de gelo mais grossas e firmes para se reproduzirem até a primavera, quando as camadas derretem. “Como espécie, as focas estão bem adaptadas para lidar com mudanças naturais do clima. Mas nossa pesquisa sugere que esses animais não estão prontos para absorver efeitos de curto prazo, combinados com alterações climáticas e influências do homem, como a caça e a captura”, afirma David Johnston, diretor responsável pela pesquisa.

Para avaliar os efeitos nocivos dos fatores climáticos. Os pesquisadores analisaram fotos registradas por satélites do gelo localizado no Golfo de St. Lawrence entre 1992 e 2010. Para obter os resultados foram comparados relatórios anuais. Os documentos evidenciam estudos desde o primeiro registro de focas na região.”

Nenhum comentário: