Mudanças climáticas ameaçam renas na Lapônia, diz Unesco


“Animais, que só comem alimentos naturais, estão sofrendo com invernos rigorosos que espalham gelo por onde poderia se encontrar comida antes.

Joyce de Pina, da Rádio ONU em Nova York / Envolverde

“As Nações Unidas lançaram um alerta sobre a existência de renas na Lapônia. Segundo uma avaliação da Organização para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, as mudanças climáticas estão alterando o modo de vida dos animais.

A região, na Finlândia, que também é conhecida com a terra natal da figura do Papai Noel, é Patrimônio da Humanidade.

Linha de Frente

A Lapônia é uma das áreas na linha da frente da mudança climática. Além disso, todos os dias, a região experimenta as quatro estações do ano. As renas da Lapônia, que comem apenas o que a natureza oferece, não estão encontrando mais alimentos por causa do excesso de neve.

O problema está afetando diretamente os pastores, que vivem da criação das renas. Como parte da solução, os criadores decidiram alimentar os rebanhos com rações, mas muitas renas rejeitaram o produto.

Com o aumento das preocupações sobre a existência dos animais, a Unesco decididu se juntar ao Alto Comissariado de Direitos Humanos e ao Fórum Permanente da ONU sobre Questões  Indígenas para debater soluções.

A agência criou uma página na internet (On the Frontlines of Climate Change), onde os habitantes da Lapônia e os pastores de renas estão se reunindo para fazer propostas. A página também trata dos desafios enfrentados por indígenas que estão sofrendo com os efeitos da mudanças climáticas.”

Um comentário:

Antonio Vieira disse...

Muito interessante esta postagem!

A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

Conheça também o novo agregador Pop Blogs que está bombando na internet: http://www.popblogs.net

Divulgue quantas postagens você quiser (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links divulgados em nosso site e aumente muito mais suas visitas diárias e obtenha o sucesso de seu blog!