Governo do Rio pretende implantar energia solar no Maracanã


Envolverde / EcoD

“O Estádio Mário Filho (Maracanã) se prepara para ser o principal palco da Copa do Mundo de 2014 e quer entrar na era da sustentabilidade. O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende implantar placas para captação de energia solar no estádio, além de reutilizar a água da chuva em banheiros, nas descargas e torneiras, e também para a limpeza em geral.

Um estudo especial está sendo elaborado para viabilizar o projeto. Ele não está contemplado no contrato de concessão com as empreiteiras contratadas para a adaptação do estádio para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa de 2014. A equipe da construção está seguindo a cartilha do sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) de certificação, escolhido como critério oficial de avaliação, pelo Green Building Council Brasil, sede nacional do conselho internacional para a construção civil de baixo impacto ambiental.

A secretária de esportes do Rio, Márcia Lins, afirmou que irá negociar com uma empresa alemã voltada para o desenvolvimento sustentável e com uma concessionária de energia do Rio o financiamento das placas que seriam instaladas na estrutura do estádio. Ela explicou que água e luz sempre tiveram um peso forte no custo operacional do Maracanã.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: